Limpeza de rosto - notas e recomendações
Têm-me pedido muitas recomendações de produtos de limpeza, pelo que decidi que se calhar estava na altura de fazer um post dedicado à limpeza de pele. Existem milhentos produtos de limpeza no mercado e essencialmente a única ciência é mesmo encontrar o certo para nós e garantir que o usamos religiosamente.
Qual o tipo de produto de limpeza a escolher
Muito honestamente? Aquele que resultar em utilização diária e que não deixe a pele "a chiar de tão limpa". Mais caro não significa necessariamente melhor e muitas vezes o mais caro não traz benefícios proporcionais ao aumento de preço, mas também não convém apostar no mais barato do mercado só porque sim. Convém encontrar uma boa relação qualidade-preço e um produto que seja agradável e fácil de utilizar. Qualquer método resulta em qualquer tipo de pele, basta encontrar o produto certo.
Água micelar - melhor invenção de sempre ou demo em forma de frasco?
Nenhum dos dois.
A água micelar deve ser reservada para alturas específicas em que o acesso à água seja limitado, pois deve ser removida do rosto, ao contrário do que 99% das marcas dizem. A única forma de me fazerem mudar de opinião em relação a isto é mostrarem-me estudos que provam que não ficam vestígios de água micelar e sujidade no rosto após a limpeza, e que a água micelar que fica no rosto não interfere com os restantes cuidados de rosto, coisa que nenhuma pessoa até hoje conseguiu (e acreditem, eu procurei estudos sobre isto). Isto porquê? Porque as micelas realmente abrem e captam as impurezas, mas a menos que haja enxaguamento, elas vão ficar no rosto. Isso significa não só que vamos ter restos de micelas e sujidade no rosto, que pode induzir algum grau de sensibilização, mas também que as micelas vão captar moléculas dos produtos que vamos colocar em cima - as micelas não são inteligentes, por isso captam tudo o que estiver por perto.
Não vale a pena demonizar a água micelar, ela é realmente uma boa opção como limpeza em situações específicas, mas vamos guardá-la para essas situações e garantir que enxaguamos o rosto depois disso.
Quais os melhores produtos?
Isto é sempre relativo, mas escolhi dois de cada categoria para vos dar algumas indicações de produtos de que gosto.
Bálsamo: The Body Shop Camomile Butter para uma opção mais acessível ou Clinique Take the Day Off Balm para uma opção mais luxuosa [comprar]
Gel de limpeza: SVR Physiopure Gelée Moussante ou Bioderma Sensibio Gel [comprar]. Ambos são suaves, têm preços em conta e podem ser usados em qualquer tipo de pele.
Leite desmaquilhante: Cerave Hydrating Facial Cleanser [comprar] para uma opção mais acessível ou La Roche-Posay Toleriane Dermo-Cleanser [comprar] para as peles mais sensíveis. Convém enxaguar ambos após a limpeza, nem que seja com um algodão embebido em água.
Desmaquilhante de olhos: La Roche-Posay Respectissime [comprar] que me foi aconselhado por uma série de leitoras e Lancôme Bi-Facil para uma opção mais luxuosa.
Água micelar: Bioderma Hydrabio H2O [comprar] como recomendação base ou Garnier Micellar Cleansing Water para uma opção mais em conta.
Óleo desmaquilhante: Nuxe Huile Micellaire [comprar] ou Clinique Take the Day Off Oil, ambas um pouco caras mas em termos de óleos acho difícil acertar em fórmulas mais acessíveis.
* este post contém links de afiliado