Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

THE SKIN GAME

Dermocosmética, reviews, aconselhamento

Produtos para queda de cabelo na mulher

drew-coffman-15RvXKOXM4U-unsplash.jpg

Existem várias situações na vida da mulher que podem levar a questões de queda de cabelo como o pós-parto, pós-menopausa, stress, perda de peso ou anemia, entre outras. Algumas destas são limitadas no tempo, mas outras são progressivas e podem ser complexas a nível psicológico. Assim, apesar de ser sempre necessário consultar um dermatologista nos casos crónicos, estas consultas podem demorar algum tempo e podem ser usados cosméticos e/ou suplementos até que se consiga ter a consulta.

Antes de listar, um aviso: os links para a Care to Beauty não são links de afiliado. Contudo podem usar o código ANA5 para terem 5% de desconto na Care to Beauty se optarem por comprar lá, e esse código é de afiliado.

Eflúvio telogénico no pós-parto e outras situações

O ciclo do cabelo passa por três fases: anagénese (fase de crescimento), catagénese (em que o folículo encolhe e deixa de ter ligação à corrente sanguinea e pára de receber nutrientes) e telogénese (em que o cabelo por falta de nutrição se solta do couro cabeludo e cai). Estas fases são cíclicas, mas podem haver alterações a este ciclo que alteram a quantidade de cabelos que está em cada fase do ciclo. O habitual é que apenas 10-15% dos cabelos se encontrem na fase telogénica, contudo os dois últimos trimestres da gravidez levam a que quase nenhum cabelo entre nesta fase. Isto significa que quando as hormonas estabilizam no pós parto, cerca de 2 ou 3 meses depois do nascimento, todos os cabelos que ficaram estagnados entram subitamente na fase telogénica, levando a uma queda difusa acentuada a que se chama eflúvio telogénico. Este tipo de queda muito acentuada e difusa pode também ter outras causas como stress intenso, doença prolongada, falta de ferro, medicação, problemas na tiróide ou perda de peso acentuada. Assim, é sempre importante ir ao médico e perceber qual poderá ser a causa. Contudo, visto que é habitual que consultas de dermatologia demorem, há coisas que se podem fazer enquanto a consulta não chega. Neste tipo de queda o ideal é garantir que o cabelo tem o aporte nutricional necessário, já que frequentemente a queda não pode ser travada.
No pós-parto esta queda costuma acontecer entre os 2 e os 6 meses após o nascimento e leva a que o couro cabeludo fique mais visível, a que exista uma queda muito notória de cabelo e no geral uma sensação de menos cabelo (ao prender o cabelo, é necessário dar mais voltas ao elástico, por exemplo).

Pré-champô: Phytopolleine da Phyto
Suplemento: Ecophane em pó ou Anacaps Progressive
Ampolas: Martiderm Hair System (spray), Lambdapil da ISDIN

Queda de padrão feminino

Esta queda está não só associada às típicas hormonas masculinas que levam à chamada alopécia androgénica, mas também ao estrogénio e progesterona. Tipicamente muito ligada a perda de cabelo localizada, principalmente na linha do cabelo e no topo da cabeça, não tem um início brusco. Contudo, há uma perda gradual de grossura do fio de cabelo, de número de cabelos e de integridade do fio de cabelo, levando a que fique facilmente degradado nas pontas. Esta queda deve ser avaliada por um dermatologista ou tricologista, já que pode ter origem nalgum desequilíbrio hormonal, podendo mesmo ser encaminhada para um endocrinologista. Este tipo de situação é muito frequente no período pós-menopausa e pode requerer o uso de medicação tópica ou oral.

Champô: Ducray Densiage, Triphasic da René Furterer
Máscara: Phytokeratine Extreme da Phyto, Tonucia da René Furterer
Ampolas: Triphasic Progressiv da René Furterer, Phytonovathrix da Phyto
Suplementos: Phytophanère da Phyto, Anacaps Progressive da Ducray, Ecophane em pó

Queda sazonal

A queda sazonal é auto-limitada no tempo e na grande maioria dos casos não necessita de cuidados extra. Contudo, em pessoas que já têm habitualmente menor densidade de cabelo, pode-se estimular o crescimento nestas fases. Na maior parte das pessoas, esta queda durará cerca de 3 meses e será habitualmente na fase de fim de verão/início de outono, podendo também ocorrer em menor grau na altura da primavera.

Pré-champô: Phytopolleine da Phyto
Champô: Martiderm Hair System, Klorane Quinina, Vichy Dercos Energising
Ampolas: Vichy Dercos Aminexil, Sesderma Seskavel
Suplementos: Martiderm Hair System (vegan), Ecophane em pó, Anacaps Reactiv da Ducray