Protecção solar - princípios básicos
Com o aproximar das férias da Páscoa, em que muita gente vai para a neve, e com o potencial de uma primavera e verão à espreita, a explicação de como funcionam os solares vem sempre a calhar. A era dos protectores solares que deixavam a cara branca nas fotos está a caminho do fim, por isso hoje venho ajudar-vos e explicar como é que os protectores solares funcionam e o que procurar para descobrirem o melhor protector solar para vocês.
Protecção UVB
Já toda a gente ouviu falar do factor de protecção solar. SPF15, SPF 30 ou SPF50 não são desconhecidos, mas será que sabem o que representam? Estes números estão relacionados com a protecção contra os raios UVB, que são os que provocam os malfadados escaldões. Apesar dos números diferirem muito entre si, a quantidade de radiação bloqueada é surpreendentemente próxima entre eles:
SPF15 - 93% da radiação UVB
SPF30 - 97% da radiação UVB
SPF50 - 98% da radiação UVB
Não deverão ser utilizados factores de protecção inferiores a SPF15 e não existem benefícios comprovados em protecção superior a SPF50, por isso procurem um protector dentro destes valores, tendo sempre o cuidado de o reaplicar a cada 2h. O problema é que, apesar de bloquearem uma grande quantidade da radiação, isto não diz nada da protecção UVA.
Protecção UVA
A radiação UVA é a radiação que interefere de forma mais profunda na pele. É esta radiação que vai levar ao fotoenvelhecimento e provoca danos mais facilmente a nível do ADN celular (apesar do UVB contribuir para o risco de cancro, o UVA contribui muito, pelo que um bom protector UVB com baixa protecção UVA é um risco muito elevado). Não existe nenhum sistema reconhecido internacionalmente para o UVA, mas o mais adoptado tem sido o sistema PA:
PA+ - protecção UVA baixa
PA++ - protecção UVA média
PA+++ - protecção UVA elevada
PA++++ - protecção UVA muito elevada (surgiu em 2015 e a grande maioria das marcas ainda não dispõe de protetores desta categoria)
Método de proteção - protetores minerais vs protetores químicos
A verdade é que, apesar da desinformação recorrente, ambos os tipos de protetores funcionam da mesma forma. Refletem parte da radiação e absorvem outra parte.
Os protetores minerais, tradicionalmente conhecidos como protetores físicos, eram assim chamados porque se pensava que funcionavam por refletir a radiação, enquanto que os protetores orgânicos (também chamados "químicos") funcionavam absorvendo a radiação. Contudo, os protetores minerais, apesar de refletirem efetivamente uma maior percentagem da radiação do que os orgânicos, refletem apenas 4 a 5% da radiação, pelo que é falacioso dizer que funcionam através de proteção física.
Nota: Não existem "protetores solares naturais" nem existem "protetores solares sem químicos". A única protecção solar "natural e sem químicos" que existe é ficar em casa com os estores fechados.