Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

THE SKIN GAME

Dermocosmética, reviews, aconselhamento

Proteção solar em bebés

valeria-zoncoll-AVGc87j_vNA-unsplash.jpg

Saber por onde começar neste post não é fácil. Este tema foi-me sugerido por uma seguidora no IG porque parece não haver consenso entre pediatras no que toca a proteção solar no primeiro ano de vida. E o problema maior é que eu fartei-me de procurar artigos que me sustentassem uma opinião perfeitamente fundamentada, mas eles não existem - daí as várias opiniões de médicos. Vamos por partes.

 
Medidas de proteção solar em bebés
 
O consenso generalizado é que durante os primeiros 6 meses o bebé não deve ser exposto a luz solar direta. Se formos para as recomendações australianas, este número duplica e passa a 12 meses. A isto alia-se uma série de recomendações adicionais de proteção:
  • não sair com o bebé durante as horas de maior calor;
  • proteger sempre o bebé com roupa fresca que cubra a maior área possível de pele;
  • colocar chapéu de abas largas e óculos de sol ao bebé;
  • programar as actividades fora de casa para horas de menor calor;
  • usar sempre coberturas em deslocações no carrinho, mas que não cubra completamente o ovo de forma a não gerar efeito de estufa;
  • evitar áreas com muita reflexão de luz solar (areia, piscina, mar).
 
Ora, isto é tudo muito giro e bonito, mas nem sempre dá para cumprir. Claro que como pais temos de tentar ao máximo evitar a exposição solar e se calhar temos de assumir que no primeiro ano de vida não há férias na praia ou piscina e acabou, mas a vida também acontece das 11h às 16h e por vezes não dá para evitar sair a essas horas com o bebé.
 
Protetores solares em bebés
 
Para quem não sabe, existem protetores solares minerais e orgânicos. Para saberem mais sobre o assunto, PF leiam este post.
 
No geral a recomendação é que antes dos 6 meses não se use protetor solar por causa da capacidade de absorção da pele do bebé e que a partir daí e até aos dois anos seja aplicada proteção solar mineral.
 
Corri vários consensos à procura de citações de artigos que suportassem a utilização de um ou outro tipo de proteção, mas não existem. A sugestão de utilização de proteção exclusivamente mineral passa mais por um hábito e conhecimento geral do que propriamente por investigação devidamente feita.
Aquilo que consigo perceber é que as recomendações ainda se prendem muito à questão das alergias a protetores orgânicos, coisa que hoje em dia na Europa já está desatualizada porque a proteção solar avançou muito nas duas últimas décadas. Por outro lado, também não vos consigo garantir a 100% que faz sentido usar um protetor que combine ambos porque não encontro estudos nesse sentido. A La Roche-Posay teve durante muito tempo o único protetor para bebé que não era exclusivamente mineral do mercado e eles fazem uma campanha gigante a promover os benefícios da proteção combinada (incluindo com vídeos de dermatologistas que recomendam que sejam usados ingredientes minerais e orgânicos). Contudo procurei por estudos com os ingredientes de proteção solar mais comuns e recentes e não encontrei nada relativo a bebés. As únicas diretrizes que encontro vão no sentido de evitar octocrileno, retinyl palmitate e avobenzona, enquanto referem que os ingredientes mais recentes não terão o mesmo problema de absorção que estes ingredientes, mas também não confirmam que poderão ser usados.
 
Quanto às idade em que se começa a usar protetor, também sei que há divergências. A verdade é que apesar de não estarem recomendados antes dos seis meses de forma a não irem contra as guidelines, a maioria dos protetores é testada a partir dos 3 meses. Isto significa que em situações especiais e sob orientação do médico, o protetor pode ser aplicado antes dos 6 meses. Tanto quanto percebi não existe razão para atrasar o uso da proteção solar até aos 12 meses como sei que alguns médicos aconselham.
 
Recomendação de protetores
 
Basicamente é optar por um que diga que pode ser usado a partir dos 6 meses, que é resistente à água e com SPF50. As sugestões são quase todas minerais. Caso vos interesse, podem também consultar as minhas sugestões de protetor solar para crianças a partir de 2 anos.
 
Antes de listar, se comprarem na Care to Beauty, para onde os links direcionam, podem usar o código ANA10 para terem 10% de desconto que acumula com os descontos em vigor (parceria).
 
  • Bioderma Photoderm Mineral SPF50+ [comprar] - fórmula fluída e fácil de usar, fácil de ter na mala para reaplicar.
  • ISDIN Fusion Fluid Mineral SPF50+ [comprar] - extremamente fluído e fácil de aplicar, mas o preço é um bocado exorbitante.
  • Bioderma Photoderm Pediatrics Mineral SPF50+ [comprar] - loção mineral, ideal para pele atópica.
  • Heliocare 360 Pediatrics Mineral SPF50+ [comprar] - compatível com peles atópicas, preço mais puxado.
  • Nivea Sun Babies & Kids 5-in-1 SPF50+ [comprar] - um ótimo protetor de supermercado, que funciona inclusivé em pele sensível.
  • Uriage Mineral Cream SPF50+ [comprar] - fórmula simples e acessível, a fórmula é a mesma da versão de bebé, mas mais acessível (yay marketing), fica branco e pastoso mas para quem quer ver o protetor é boa opção.
  • La Roche-Posay Anthelios Dermo-Pediatrics Baby Lotion SPF50+ [comprar] - fórmula que mistura protetores orgânicos e minerais.
  • Avène Sun Intense Protect [comprar] - compatível com pele sensível, sem perfume, filtros mistos.