Tratamento com isotretinoína - que cremes usar?
O tratamento com isotretinoína (nome comercial Roacutan) é utilizado em casos extremos de acne. Sendo um derivado da vitamina A, a isotretinoína tem diversos efeitos adversos, sendo o mais comum a secura intensa da pele, pelo que os produtos anteriormente utilizados por quem sofria de acne têm de ser obrigatoriamente deixados de parte em prol de um regime de tratamento que seja extremamente hidratante.
A primeira coisa a mudar são os cuidados de rosto. Todos os produtos que eram utilizados para lavar o rosto e que eram extremamente desengordurantes vão ter de ficar de lado. O truque aqui é apostar em produtos preparados para peles sujeitas a tratamentos com isotretinoína e existem linhas próprias para isso a nível de farmácia. Em termos de hidratantes o ideal é também apostar num bom hidratante para peles sujeitas a tratamento. Deixo-vos algumas das melhores sugestões que conheço:
Limpeza:
- La Roche-Posay Effaclar H Mousse Dermo-Suavizante
- Isdin Acnibén Rx Emulsion Limpiadora
- Avène Cleanance Hydra Creme Lavante
Hidratante:
- Noviderm Boréade R
- Noreva Exfoliac Crème Réparatrice
- Ducray Keracnyl Repair
Para os lábios é também frequente serem necessários tratamentos intensivos, bem mais fortes do que aquilo de que habitualmente necessitam, pelo que vos deixo algumas sugestões:
La Roche-Posay Cicaplast Baume Reparateur
Nuxe Rêve de Miel Baume Lévres
Noviderm Boréade R Stick Lévre
Para o corpo, deixo-vos também algumas sugestões, já que a secura reflete-se em toda a extensão da pele:
Bioderma Atoderm Creme Lavante
The Body Shop Body Butter (Manga)