Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

THE SKIN GAME

Dermocosmética, reviews, aconselhamento

Como Cuidar de Cabelo Encaracolado

como_cuidar_cabelo_encaracolado_produtos

Cuidar de cabelo encaracolado tem vários desafios. Como lavar bem o cabelo encaracolado sem o deixar ressecado? E como garantir que não perdemos a definição do caracol de um dia para o outro? E que produtos escolher para um cabelo encaracolado? Vamos passo a passo ajudar a montar uma rotina de cabelo encaracolado.

 

Do que é que cabelo encaracolado precisa?

 

Podemos começar por aquilo de que o cabelo encaracolado não precisa: hidratação. A água não auxilia em nada o fio de cabelo, e na verdade é responsável pelo frizz. Aquilo de que o cabelo encaracolado necessita é mesmo nutrição (óleo). Só que aquilo de que o fio de cabelo precisa não tem de ser aquilo de que o couro cabeludo precisa. É muito comum termos um couro cabeludo oleoso ou até com uma dermatite seborreica, mas uma haste seca. O truque aqui é fácil: usar o champô adequado ao couro cabeludo e usar as máscaras e leave-in adequados ao fio.

Cabelos diferentes também necessitam de coisas diferentes. Enquanto que um cabelo muito encaracolado ou crespo necessita de muita nutrição, num cabelo que é mais ondulado já teremos menor necessidade. Assim, há que adaptar os níveis de nutrição ao cabelo para o deixar protegido e sem pesar.

Além disso, não há milagres na parte da definição. Se dormirem em cima dos caracóis, eles vão desfazer-se. Portanto à noite e sempre que podem desfazer caracóis, têm de tentar evitar. Veremos mais à frente.

 

Como montar uma rotina de cabelo encaracolado?

 

As rotinas não existem numa "ordem certa" nem têm uma fórmula mágica. A minha recomendação é que usem o esquema que proponho como base e vão experimentando com o vosso cabelo e os vossos produtos:

  1. Pré-champô: para proteger a haste do cabelo do momento da lavagem. Muito importante se precisam de um champô para cabelo oleoso ou para dermatite seborreica. Pode ser em creme ou óleo.
  2. Champô: adequado às necessidades do couro cabeludo e não às necessidades do fio de cabelo. Pode adicionar-se à rotina um champô clarificante de forma a lavar mais profundamente o cabelo com uma certa regularidade (1-2x/mês). Neste caso usar sempre um pré-champô.
  3. Máscara ou condicionador: não existe uma definição fixa do que é máscara ou condicionador, portanto podem usar apenas um ou até usar um depois do outro se funcionar no vosso cabelo.
  4. Leave-in: há quem prefira usar apenas um produto, mas eu sou apologista de usar dois. Um primeiro passo cremoso para garantir a nutrição do fio do cabelo aplicado com uma técnica como a fitagem ou amassar os caracóis, e por fim um produto de styling que ajude a definir os caracóis e a manter a definição para o dia seguinte (idealmente um gel ou espuma).
  5. Spray: para o dia seguinte à lavagem de forma a redefinir os caracóis.
  6. Tratamentos de nutrição profunda: cabelos crespos necessitam de nutrição extra, e geralmente a melhor forma de o fazer é ir a um cabeleireiro especializado em caracóis que faça estes tratamentos intensivos.

 

Produtos favoritos para cabelo encaracolado

 

Os produtos variam sempre de pessoa para pessoa. Para referência, o meu cabelo estará num misto de caracóis entre o 2C, 3A e 3B.

Antes de listar, se comprarem na Care to Beauty, para onde os links direcionam, podem usar o código ANA10 para terem 10% de desconto que acumula com os descontos em vigor (parceria).

 

Pré-champô

 

Champô

 

Condicionador

 

Máscara

 

Leave-In Cremoso

 

Definidor de caracóis

 

Spray

 

Acessórios úteis

 

Espero que esta lista ajude a começar a moldar uma rotina de cudiados de cabelo.